Serviço de pequenos-almoços (2016)

Condições de Acesso

Idade compreendida entre 18 e 65 anos.

Habilitação mínima de acesso: Ensino secundário

Habilitações específicas:

Situação face ao emprego:

Desempregados à procura do 1º emprego
Empregados por conta própria
Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD
Desempregados à procura de novo emprego – DLD
Inactivos – Outros
Funcionário da administração pública local
Funcionário da administração pública central
Empregados por conta de outrem – Internos

Objectivos Gerais

Preparar pequenos-almoços.
Executar o serviço de pequenos-almoços, à carta, buffet e room-service.
Cumprir as normas de higiene e segurança.

Objectivos Específicos

Preço de Tabela

250.00€

Preço Promocional

Duração

25 horas

Horário

Forma de organização predominante

1 – Formação presencial/em sala (turma)

Módulos Leccionados

Tipos de serviço de pequenos-almoços
À carta
Buffet
Room-service
Tipos de pequenos-almoços
À continental
À inglesa
Outras tendências
Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios
Produtos alimentares correspondentes a refeições ligeiras pré-confecionadas
Produtos alimentares correspondentes a uma refeição completa
Bebidas utilizadas
Equipamentos e utensílios
Interface entre serviços
Técnicas de serviço – pequenos-almoços
Mise-en-place das salas, mesas, mobiliário e equipamento para os diferentes tipos de serviço
Preparação dos alimentos e bebidas
Receção, registo e transmissão dos pedidos para o room-service
Recolha e transporte de alimentos e bebidas para o room-service
Apresentação e serviço das diversas iguarias à carta, buffet ou room-service
Desembaraçamento de mesas e salas
Limpeza e arrumação de utensílios
Normas de higiene e segurança

Metodologia Formativa

As metodologias de formação serão aplicadas através dos diferentes métodos pedagógicos: Expositivo; Interrogativo; Demonstrativo e Ativo.
Os Métodos e técnicas pedagógicas procuram auxiliar os formadores a melhorar o seu desempenho, fornecendo-lhes conceitos e regras de aplicação prática em cada metodologia.

Metodologia Avaliação

A avaliação, como processos sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:
– Avaliação Inicial: Avaliação diagnóstica (permite identificar quais os conhecimentos e competências que os formandos possuem antes da formação)
– Avaliação contínua: Avaliação formativa e sumativa (determinar em que medida os objetivos pedagógicos foram alcançados pelo formando, permitindo a correção do processo de ensino-aprendizagem nos seus vários aspetos)
– Avaliação final: Avaliação sumativa (constitui a finalidade clássica da avaliação e assume uma relevância tanto maior, quando é certo ser ela a responsável pela tomada de decisões de vários níveis)

A avaliação final de cada formando, determina o grau de sucesso da aprendizagem confrontando-se os resultados obtidos na avaliação contínua com os objetivos operacionais definidos a priori.
Escala de Avaliação das Aprendizagens (0-100)

Certificação

Formação Profissional Certificada (Outra Formação Contínua não inserida no CNQ)
A Certificação dos formandos será feita através da emissão de certificados de formação nos termos exigidos legalmente (Portaria 474/2012 de 08 de Julho) através da Plataforma SIGO.

Entidade Formadora Certificada pela DGERT: CONCLUSÃO – Estudos e Formação, Lda

Ações de Formação

Data de Início: 15/11/2016
Localidade: Coimbra

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