A Sociedade da Informação está a originar novos perfis profissionais sendo necessário adquirir novos conhecimentos, capacidades e atitudes.
De entre as profissões de futuro emerge o E-Formador enquanto elemento essencial para o desenvolvimento das áreas de E-Learning e da Formação a Distância.
Após adquirir capacidades de E-Formador poderá utilizar os seus conhecimentos para criar novos cursos e trabalhar a partir de qualquer lugar , desenvolvendo uma actividade de grande valia também pela possibilidade de compatibilizar o trabalho com a vida familiar.
A Plataforma Moodle é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem dinâmico e orientado por objectos.Actualmente, um LMS (Learning Management System) como o Moodle permite que o professor/formador/tutor e os alunos/formandos tenham um papel mais activo no processo de ensino-aprendizagem, disponibilizando ferramentas para que os alunos/formandos possam comunicar e interagir entre si, de modo síncrono e assíncrono.
Condições de Acesso
Idade compreendida entre 18 e 65 anos.
Habilitação mínima de acesso: 3º ciclo (9º ano)
Habilitações específicas: Habilitação mínima 9º Ano
Situação face ao emprego:
Desempregados à procura do 1º emprego
Empregados por conta própria
Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD
Desempregados à procura de novo emprego – DLD
Inactivos – Outros
Funcionário da administração pública local
Funcionário da administração pública central
Empregados por conta de outrem – Internos
Objectivos Gerais
Objectivos Específicos
– Habilitar os profissionais para a importância da preparação e planeamento rigoroso das acções de Formação Online e na utilização das ferramentas de criação de conteúdos e actividades do Moodle;
– Problematizar os aspectos relativos à e-Tutoria em Rede: Gestão da Motivação, e-Moderação de Fóruns e Chats, Interactividade e utilização de Métodos Activos e Colaboração;
– Conceptualização, planeamento e Projectos de conteúdos, monitoria e avaliação de Cursos a ministrar em regime de E-Learning no papel de E-Formador
– Simular o desempenho de funções de e-tutoria, incluindo a criação de um mini curso, a moderação de fóruns e chats e a troca de experiências com os outros participantes/mini cursos.
Preço de Tabela
Preço Promocional
Duração
Horário
A Conclusão – Estudos e Formação, reserva-se o direito de não iniciar as ações caso não reúna o número mínimo de formandos.
Os cronogramas das acções de formação podem sofrer alterações até ao seu início.
Forma de organização predominante
Módulos Leccionados
– Conhecimento da Rede Formativa – Formador, Formandos, Coordenadores de Plataforma, Secretariado Electrónico, Entidade Organizadora.
– Apresentação dos Objectivos do Curso.
– Apresentação da Plataforma.
– Inscrições Electrónicas na Plataforma.
– Jogo Pedagógico Online – Ice Break de Imersão na Plataforma de E-Learning
Módulo 2 – O sistema de e-Learning : conceitos e perspectivas – (6h)
– O Conceito de EAD e perspectiva histórica do e-learning
– Vantagens e desvantagens do e-learning
– Modelo organizacional (cadeia de valor) e dimensões de um ambiente de e-Learning (LMS, LCMS, VLE, PLE)
– O Modelo Pedagógico na Perspectiva (Blended Learning)
– Os FCS – Factores Críticos de sucesso do e-learning
– Trabalho Individual / Grupo
Módulo 3 – Conhecimentos , capacidades e atitudes do e-Formador – (8h)
– O perfil (VBP) e as competências (KSA) do e-formador
– Os FCS – Factores Críticos de Sucesso da e-moderação
– Netiqueta: Princípios e Recomendações para comunicar através da internet
– Trabalho Individual / Grupo
Módulo 4 – Animação e Dinamização de Grupos de Formação Online – (9h)
– As Redes – Nº de Canais, Indicadores de Coesão
– Técnicas de Gestão de Projectos em Rede
– Monitorização, Avaliação do Desenvolvimento da Rede Formativa
– Trabalho Individual / Grupo
Módulo 5 – Princípios de aplicação dos Instrumentos e Funcionalidades do ambiente Moodle – (11h)
– Princípios e Práticas de um curso e-learning
– Concepção de conteúdos para e-learning
– O Ambiente de Aprendizagem Moodle
– Funcionalidades das Plataformas na perspectiva do e-Formador
Módulo 6 – Conceção de Projeto de Mini-Curso (12h)
– Criar e configurar Cursos
– Adicionar novos recursos (Etiquetas, Páginas de Texto, Páginas Web, Multimédia)
– Adicionar Actividades (Fóruns, Trabalhos, Lições, Glossários, Testes, Referendos, Bases de dados …).
– Conceção do Projeto de E-Learning – Mini-Curso
– Execução do Curso: E-Conteúdos, E-Monitoria e E-Avaliação
Módulo 7 – Apresentação e Simulação Pedagógica Virtual – Projeto de Mini-Curso – (2h)
– Análise e discussão das opções de implementação de projectos de e-cursos em Moodle
– Apresentação dos Projetos
Metodologia Formativa
Metodologia Avaliação
Certificação
Entidade Formadora: Conclusão – Estudos e Formação, Lda
Ações de Formação
Data de Início: 19/04/2024
Localidade:
Data de Início: 25/10/2024
Localidade:
Data de Início: 08/11/2024
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade: