A publicação do Lei n.º 42/2012, de 28 de Agosto estabelece as condições de acesso e de exercício das profissões de Técnico Superior de Segurança no Trabalho e de Técnico de Segurança no Trabalho, bem como as condições de homologação dos respectivos cursos de formação profissional.
Este Lei permite, operacionalizar o reconhecimento, a regulação e a qualificação dos profissionais do sector da Segurança no Trabalho.
Como todos os processos de certificação, também este não foi fácil de concretizar, na medida em que se teve que ter em linha de consideração o facto de existirem já no mercado profissionais nesta área. Contudo, a certificação é um processo que tem como objectivo a procura da qualidade dos serviços prestados. Por este motivo, a solução encontrada tem em conta quer a delicadeza do facto de se estar a regular o exercício de uma profissão por pessoas que a praticam há vários anos, quer a necessidade de definir com rigor o conjunto de exigências necessárias ao nível das competências específicas para que seja possível um processo de certificação credível e que apoie o desenvolvimento da profissão.
A qualidade que tem de ser garantida aos serviços prestados por estes técnicos, em face do interesse público que caracteriza o seu campo de intervenção (a segurança e saúde dos trabalhadores) reforça ainda mais a necessidade de se reportar o exercício da sua actividade a um adequado sistema de certificação.
A formação de técnicos em segurança no trabalho assume relevância fundamental, dado o papel fulcral destes profissionais no âmbito da implementação do sistema de prevenção de riscos profissionais, particularmente nas actividades dos serviços de segurança no trabalho, a nível da empresa.
Condições de Acesso
Idade compreendida entre 18 e 65 anos.
Habilitação mínima de acesso: Bacharelato
Habilitações específicas: Este curso destina-se a Licenciados ou Bacharéis, de qualquer área de formação, que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver actividades na área da Segurança no Trabalho.
Situação face ao emprego:
Objectivos Gerais
Objectivos Específicos
– Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais;
– Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de protecção;
– Coordenar tecnicamente as actividades de segurança e higiene no trabalho;
– Participar na organização do trabalho;
– Gerir o processo de utilização de recursos externos nas actividades de prevenção e de protecção;
– Assegurar a organização da documentação necessária à gestão da prevenção na empresa;
– Promover a informação e a formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho;
– Dinamizar a integração da prevenção nos sistemas de comunicação da empresa e da participação dos trabalhadores;
Preço de Tabela
Preço Promocional
Duração
Horário
Forma de organização predominante
Módulos Leccionados
Formação Prática em Contexto de Trabalho -> 120h
———————————————————————
———————————————————————
Módulo 1. Gestão das Organizações
Módulo 2. Noções de Estatística e Fiabilidade
Módulo 3. Legislação, Regulamentos e Normas
Módulo 4. Gestão da Prevenção
Módulo 5. Avaliação de Riscos Profissionais
Módulo 6. Controlo de Riscos Profissionais
Módulo 7. Organização da Emergência
Módulo 8. Ergonomia
Módulo 9. Psicossociologia do Trabalho
Módulo 10. Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação
Módulo 11. Concepção e Gestão da Formação
Módulo 12. Higiene do Trabalho
Módulo 13: Segurança do Trabalho
Módulo 14: Formação Prática em Contexto de Trabalho
———————————————————————
Metodologia Formativa
Poderão ser então aplicados diferentes métodos pedagógicos: Expositivo, Interrogativo, Demonstrativo e Activo.
Os Métodos e Técnicas Pedagógicas a explanar procuram auxiliar os Formadores e Formandos a melhorar o seu desempenho, fornecendo-lhes conceitos e regras de aplicação prática em cada metodologia.
Os quatro métodos Pedagógicos constituem situações técnicas de aprendizagem coordenadas de forma lógica, com o fim de alcançar objectivos concretos que foram estabelecidos previamente.
Relativamente à Formação a Distância, a metodologia utilizada, baseia-se num modelo que exige meios de comunicação acessíveis e disponíveis entre formador e formando, que permite uma adequação às características deste tipo forma de organização da formação: uma aprendizagem independente e flexível, ao ritmo do formando, apoiada e avaliada pela tutoria do formador.
Terá como principal suporte tecnológico de formação a plataforma de gestão de aprendizagem (LMS) Moodle, disponível em http://e-conclusao.forinsia.com/, cujas ferramentas possibilitarão o ambiente pedagógico favorável à Formação a Distância
A formação será orientada por tópicos e/ou módulos e desenvolvida através de sessões assíncronas (auto-estudo) e sessões síncronas.
Metodologia Avaliação
Esta avaliação assume um carácter de prova de desempenho profissional, baseado nas actividades do perfil profissional de um Técnico Superior de Segurança no Trabalho, avaliando os conhecimentos e as competências mais significativas adquiridos nas diferentes componentes de formação. Assim, o sistema de avaliação é estruturado tendo em consideração dois momentos distintos:
> Avaliação de Aprendizagem (diagnóstica, contínua e sumativa). O formador de cada módulo apresentará os critérios de avaliação de acordo com o módulo que irá ministrar.
> Avaliação da Reacção (intermédia e global – formandos e formadores)
Certificação
Entidade Formadora: Conclusão Estudos e Formação, Lda
Curso Homologado pela Autoridade para as Condições do Trabalho [ACT].
Curso acreditado pela Ordem dos Engenheiros (OE).
Certificado de Formação Profissional de acordo com a legislação em vigor.
————————————————————————–
Ações de Formação
Data de Início: 21/10/2024
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade: