1/F – Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Pós-Laboral)

É conhecida à formação uma importância estratégica, enquanto espaço privilegiado para a aquisição de conhecimentos e saberes. Neste contexto, a qualidade dos formadores é considerada um pilar fundamental no desenvolvimento dos processos formativos. Deste modo, para garantir intervenções formativas de qualidade surgiu a obrigatoriedade da certificação profissional para todos os formadores que desenvolvessem a sua actividade.

O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores assume cada vez mais importância, na medida em que é imprescindível a existência de técnicos devidamente qualificados para o desempenho da respectiva função.
A realização deste curso é condição essencial para poder dotar os participantes de novos e adequados conhecimentos, fundamentalmente ao nível das Técnicas Pedagógicas, indispensáveis ao exercício da função de Formador.

Condições de Acesso

Idade compreendida entre 18 e 65 anos.

Habilitação mínima de acesso: 3º ciclo (9º ano)

Habilitações específicas: A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
Requisitos:
>Habilitação mínima 9º ano de escolaridade

Situação face ao emprego:

Desempregados à procura do 1º emprego
Empregados por conta própria
Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD
Desempregados à procura de novo emprego – DLD
Inactivos – Outros
Funcionário da administração pública local
Funcionário da administração pública central
Empregados por conta de outrem – Internos

Objectivos Gerais

A formação pedagógica de formadores visa promover a aquisição, actualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
– na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos
– na gestão e coordenação de formação
– no campo de investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades da formação

Objectivos Específicos

O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
*Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
– Caraterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
– Adotar uma perspectiva de auto-avaliação relativamente à sua prática.
*Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação
– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumentos de gestão de uma organização;
– Formular adequadamente os objectivos pedagógicos que irão orientar a actividade formativa;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objectivos, aos público-alvo e ao contexto da formação;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interactivo de avaliação da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didácticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
* Refletir sobre os sistemas de formação:
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional

O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indíviduos, de forma a favorecer a aquisição de competências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento de atitudes e de comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospectivas de mercado de emprego.

Preço de Tabela

300.00€

Preço Promocional

200.00€

Duração

90 horas

Horário

CURSO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES A DISTÂNCIA
Preço Tabela:270€*
*Ao valor em vigor acresce a taxa de 30€ para formalização de inscrição.
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CAMPANHA ANUAL “FORMAR COM PAIXÃO”
Preço Campanha: 170€
Taxa de inscrição: 30€

Para todas as ações a iniciar entre 2 de janeiro e 31 de dezembro de 2018, na sede da Conclusão e em todas as Unidades de Apoio Local.
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campanha FORMAR MAIS E MELHOR
Preço Campanha: 150€
Taxa de inscrição: 30€

Campanha válida de 02 de janeiro a 31 de março de 2018, para ações a iniciar na sede da Conclusão e em todas as Unidades de Apoio Local.
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LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS AÇÕES:
Coimbra (Sede), Aveiro; Águeda; Castelo Branco; Figueira da Foz; Guarda; Leiria; Oliveira do Hospital; Póvoa de Varzim; Seia; Viseu; Santarém; Covilhã e Lisboa.
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PLANEAMENTOS
Pós-Laboral: 2ª a 5ª Feira (das 19:00 às 23:00)
Laboral: 2ª a 6ª Feira (09:30 às 13:30 e das 14:30 às 18:30)
6ª Feiras e Sábados (09:30 às 13:30 e das 14:30 às 18:30)
Nota: O horário de funcionamento poderá ser diferente em função do local de realização.
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NOTAS IMPORTANTES:
A Conclusão – Estudos e Formação, reserva-se o direito de não iniciar as ações caso não reúna o número mínimo de formandos.
A duração de cada ação de formação pode variar entre 90 a 102 horas, sendo que cada formando terá a obrigatoriedade de frequentar apenas 90 horas de acordo com o regulamento.
Os cronogramas das acções de formação podem sofrer alterações até ao seu início
Ao efetuar a sua pré-inscrição, ignore a informação do preço de tabela nos locais onde se aplica a Campanha em vigor.
+ informações| geral@conclusao.pt

Forma de organização predominante

1 – Formação presencial/em sala (turma)

Módulos Leccionados

NOVO REFERENCIAL
[Conforme a Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio]
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Módulo 1. Formador: Sistema, Contexto e Perfil – 10 horas
Módulo 2. Simulação Pedagógica Inicial – 10 horas
Módulo 3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação – 10 horas
Módulo 4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas – 10 horas
Módulo 5. Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação – 10 horas
Módulo 6. Recursos Didáticos e Multimédia – 10 horas
Módulo 7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem – 10 horas
Módulo 8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens – 10 horas
Módulo 9. Simulação Pedagógica Final – 10 horas

Metodologia Formativa

As metodologias de formação serão aplicadas através dos diferentes métodos pedagógicos: Expositivo; Interrogativo; Demonstrativo e Activo.
Os Métodos e Técnicas Pedagógicas a explanar procuram auxiliar os Formadores a melhorar o seu desempenho, fornecendo-lhes conceitos e regras de aplicação prática em cada metodologia.
Os quatro métodos Pedagógico constituem situações técnicas de aprendizagem coordenadas de forma lógica, com o fim de alcançar objectivos concretos que foram estabelecidos previamente.
O Método Expositivo centra-se essencialmente nos conteúdos, os quais são transmitidos oralmente. Continua a ser o método primordial para a transmissão dos conhecimentos.
O Método Demonstrativo diz respeito ao conjunto de procedimentos, que estruturados de forma pedagógica, visam a aprendizagem de tarefas, tendo como suporte a técnica da demonstração.
No método Interrogativo a sessão constrói-se com a participação activa dos Formandos, empregando a técnica de formulação de perguntas, pondo-os assim face a problemas sucessivos aos quais se lhes pedirá respostas, ao invés da mera exposição do Formador. Este método conduz o grupo pelo encadeamento das questões sequenciais, permitindo assim, verificar o que os Formandos sabem.
O Métodos Activo centram-se na construção do saber pelo Formando, a aprendizagem é apenas adquirida através da própria actividade que o Formando desenvolve e pela resolução de problemas em situação real e/ou simulada.
No curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dada principal ênfase ao Método Activo, traduzindo-se num conjunto de técnicas pedagógicas, como desenvolvimento de actividades, exercícios, estudos de caso e trabalhos práticos.

Metodologia Avaliação

A avaliação, como processos sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:
– Avaliação Inicial: Avaliação diagnóstica (permite identificar quais os conhecimentos e competências que os formandos possuem antes da formação)
– Avaliação contínua: Avaliação formativa e sumativa (determinar em que medida os objectivos pedagógicos foram alcançados pelo formando, permitindo a correcção do processo de ensino-aprendizagem nos seus vários aspectos)
– Avaliação final: Avaliação sumativa (constitui a finalidade clássica da avaliação e assume uma relevância tanto maior, quando é certo ser ela a responsável pela tomada de decisões de vários níveis)
A avaliação final de cada formando, determina o grau de sucesso da aprendizagem confrontando-se os resultados obtidos na avaliação contínua com os objetivos operacionais definidos a priori.
Escala de Avaliação das Aprendizagens:
Insuficiente Satisfatório Bom Relevante Excelente
0% a 49% 50% a 69% 70% a 84% 85% a 94% 95% a 100%
A avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:
Avaliação Diagnóstica (AD):
– Simulação Pedagógica Inicial – 10%
Avaliação Sumativa (AS):
– Objetivos Pedagógicos (OP) – 30 %
– Competências Pedagógicas (CP) – 30%
– Projeto de Intervenção (PI) – 30%

Avaliação Final = (0,10 x AD) + (0,3 x AS/OP) + (0,30 x AS/CP) + (0,3 x AS/PI)]

Certificação

<>[IEFP] Certificado de Autorização de Funcionamento n.º C451015 [em conformidade com a Portaria n.º 214/2011, conferindo acesso ao CCP]
Entidade Formadora Certificada pela DGERT: CONCLUSÃO – Estudos e Formação, Lda

Ações de Formação

Data de Início: 04/10/2024
Localidade: Coimbra

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